Blog single

Câncer de próstata e atividade física

Câncer de próstata e atividade física

Antes de falarmos a respeito dos benefícios que a atividade física, bem como hábitos saudáveis promovem, temos que entender um pouco a respeito da próstata.

A próstata é uma pequena glândula do sistema reprodutivo masculino que produz um fluido que nutre e transporta o esperma. Normalmente do tamanho de uma noz em homens jovens mas com tamanho aumentado a medida que há o envelhecimento.

Seu crescimento ou hiperplasia não significa um câncer mas deve ser investigado e isso ocorre normalmente por volta dos 45 / 50 anos. Vários são os exames, mas os mais comuns são o de sangue, toque retal e ultrassonografia.

Sintomas

Alguns sintomas evidenciados no dia a dia requerem mais atenção e consulta médica, são eles:

  • Dificuldade em urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes ao longo do dia ou noite;
  • Dificuldade em manter a ereção.

Estudos demonstram que, faixa etária e histórico familiar, são os maiores fatores de risco, porém deve se considerar fatores ambientais e dietéticos, além da etnia.

Câncer de próstata e atividade física

E onde entra a atividade física na prevenção do câncer de próstata?

Sabe-se que bons hábitos de vida entre eles a prática de atividade física regular, bons hábitos alimentares e o ato de evitar o tabagismo e o álcool em excesso, promovem uma vida mais saudável.

Neste sentido, de forma indireta e em conjunto com outros bons hábitos, a atividade física promove alterações hormonais significativas que promovem a diminuição da morbidade e mortalidade pelo câncer.

Fontes:
Blog educação física
INCA (Instituto Nacional de Câncer)
GOMES R.; REBELLO L .E. F .S; ARAUJO F.C.; NASCIMENTO E.F. Prostate cancer prevention: a review of the literature – SCIELO Ciência & Saúde Coletiva feb 2008, Volume 13 N. 1 Pages 235 – 246

Leia também sobre A importância da academia na vida dos idosos.

Marcelo Alcântara

 

 

Marcelo Alcântara
CREF 00515 G/DF