Blog single

Desnutrição: O desquilíbrio entre o consumo e as necessidades de nutrientes

O bom estado nutricional carece de equilíbrio entre o consumo e as necessidades de nutrientes para que haja um funcionamento adequado de todas as funções orgânicas e estruturais no nosso organismo.

Ocorrendo um desequilíbrio nessa relação, ou seja, a quantidade de nutrientes que nosso corpo recebe não corresponde ao quanto necessitamos, instaura-se a desnutrição.

A desnutrição é um estado patológico causado pelo consumo ineficiente de nutrientes e pode ser classificada como:

  1. O indivíduo come “mal” ou pouco, a ingestão de calorias e nutrientes é quantitativamente suficiente, porém qualitativamente insuficiente.
  2. A ingestão de alimentos é insuficiente porque houve um aumento nas necessidades energéticas (um atleta, por exemplo) ou por outros fatores tais como: alergias, intolerâncias, má digestão, verminoses, neoplasias, etc.

Existem diversos métodos de diagnosticar a desnutrição. Eles vão desde uma avaliação clínica (observação de características como peso, altura e idade) até a realização de exames de sangue para avaliar as concentrações de determinados nutrientes em seu corpo.

Alguns sinais característicos observados nesse grave quadro apresentado:

  • Pele: torna-se seca, enrugada, fina, com aparência envelhecida, resultado da diminuição das proteínas e colágeno;
  • Cabelos: apresentam-se escassos e muito mais finos, com aparência opaca, sem brilho;
  • Coração: diminuição da massa muscular cardíaca acarretando em uma sensível diminuição do rendimento físico;
  • Sistema imunológico: aumentam o aparecimento de infecções recorrentes;
  • Sistema endócrino: diminuição da secreção de insulina, aumentando as chances de desenvolver intolerância à glicose e o aumento da concentração plasmática de cortisol;

A educação alimentar é muito importante em todas as etapas da vida. A dieta deve possibilitar a reposição, manutenção e reserva adequada de nutrientes no organismo. Para tanto, deve ser elaborada e acompanhada por um nutricionista.

 

 

CLEITON FETTER MOLD

CRN1 -6091   CREF 4057G/DF