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Dores na lombar

Dores na lombar?

Saiba como o exercício físico atua na prevenção da lombalgia

A lombalgia, também conhecida como dor na lombar, é um mal cada vez mais frequente na sociedade moderna, estudos apontam que cerca de 80% da população nas cidades industrializadas um dia irá apresentar um caso de dor na região lombar. Isso é uma consequência da demanda da vida urbana, exigindo da população passar por longas horas sentado na frente de um computador ou dentro de um carro no horário de pico no trânsito, causando um desequilíbrio entre a carga funcional, que seria o esforço para realizar atividades do cotidiano , e a capacidade funcional, que é o potencial de execução dessas atividades.

Mas como o exercício físico pode ajudar na prevenção das dores? Estudos evidenciam que um programa de exercícios com ênfase no fortalecimento da musculatura extensora do tronco possa restaurar a função da coluna lombar prevenindo o surgimento da lombalgia, deste modo, exercícios resistidos proporcionam um ótimo fortalecimento dos músculos do abdômen e da região lombar, sustentando e protegendo a coluna vertebral.

Os exercícios abdominais produzem uma ação tonificante, aumentando a pressão intra-abdominal e a descarga da coluna, sendo assim os exercícios abdominais têm se mostrado uma estratégia eficaz para o fortalecimento dos discos intervertebrais, o que está diretamente relacionado com a diminuição das dores na lombar

Os exercícios de estabilização, como por exemplo o treino de força da região do core, atuam sobre músculos estabilizadores da coluna vertebral, como os paravertebrais e abdominais (oblíquos, transverso do abdômen e reto abdominal), estes são exercícios favoráveis para a disfunção lombar, por serem executados por contrações musculares isométricas, sem necessidade de acréscimo de carga.

Tendo em vista a importância do fortalecimento da musculatura abdominal para uma melhor qualidade de vida, a Academia Julio Adnet oferece aulas de Abdominal Express , que são aulas dinâmicas com duração de 20 minutos que te ajudam a melhorar a sua postura, evitando dores na região lombar, e deixando o seu corpo mais bem preparado e condicionado para qualquer outro tipo de treino.

Bom treino a todos!!!

Referencias : KLEINPAUL, Julio Francisco et al. Dor lombar e exercício físico. Uma revisão. Revista Digital EFD Esportes. Ano, v. 13, 2009.
PIRES, Renata Alice Miateli; DUMAS, Flavia Ventura Ladeira. Lombalgia: revisão de conceitos e métodos de tratamentos. Universitas: ciências da saúde, v. 6, n. 2, p. 159-168, 2009.
DE MORAIS KOBILL, Ana Flávia et al. Influência da estabilização segmentar core na dor e funcionalidade da coluna lombar. Fisioterapia Brasil, v. 18, n. 2, p. 148-153, 2017.

Estagiário Bruno Peçanha

 

 

Estagiário Bruno Peçanha

1 Comentário
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