Blog single

Estresse Oxidativo: Como combater?

Ao longo de décadas inúmeros estudos publicados comprovam que a atividade física regular associada à alimentação balanceada e o devido repouso, proporcionam diversos benefícios à saúde do ser humano.

Durante os exercícios físicos, ocorrem diversas adaptações fisiológicas, sendo necessários os ajustes cardiovasculares e respiratórios para compensar e manter o esforço realizado. A sua prática, principalmente em intensidades maiores, deve ser minuciosamente monitorada a fim de evitar os efeitos tóxicos do chamado estresse oxidativo, uma condição biológica oriunda do nosso próprio organismo aonde ocorre a formação de espécies reativas de oxigênio, os chamados RADICAIS LIVRES, responsáveis por lesões a níveis musculares e celulares e também associados ao aparecimento de várias doenças humanas.

A ALIMENTAÇÃO BALANCEADA promove uma resposta orgânica de defesa, aonde os micronutrientes presentes nos alimentos (vitaminas e minerais) apresentam-se como auxiliares poderosos no combate ao estresse oxidativo. É através destes nutrientes que geramos os chamados ANTIOXIDANTES DIETÉTICOS, que em conjunto auxiliam o organismo humano a inibir ou reduzir os danos causados às células pelo processo de estresse.

Vitaminas e minerais importantes no combate ao estresse oxidativo:

NUTRIENTES FONTES ALIMENTARES
VITAMINA A Ovos, brócolis, couve, manteiga;
VITAMINA C Abacaxi, limão, cebola, alho;
VITAMINA E Azeite, castanha do pará, amêndoas, nozes;
ZINCO Carnes, feijão, amendoim, queijos;
COBRE Cacau, soja, lentilha, aveia;
SELÊNIO Arroz, milho, centeio, avelã;

 

Evidências têm sido acumuladas, indicando que dietas ricas em antioxidantes reduzem os riscos das principais doenças humanas. Logo, a utilização desses e outros nutrientes representa uma nova abordagem na inibição dos danos provocados pelo excesso de radicais livres.

Portanto lembre-se: Assim como toda atividade física deve ser orientada por um EDUCADOR FÍSICO, a ingestão dos alimentos deve ser orientada de forma adequada e personalizada pelo NUTRICIONISTA. O uso indiscriminado destes pode acarretar em efeitos tóxicos e indesejáveis. Procure sempre a orientação através do seu NUTRICIONISTA e viva em perfeita harmonia, saúde e longevidade.

 

 

CLEITON FETTER MOLD

CRN1 -6091   CREF 4057G/DF