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Prática de atividade física para depressão

Prática de atividade física para depressão, vamos falar sobre isso?

O combate ao sedentarismo tem sido intensificado nos últimos anos, ressaltando a importância de se movimentar no nosso dia a dia.

Para a saúde mental é extremamente importante a prática de atividade física. Isso, inclusive, contribui para a produção de hormônios e neurotransmissores que ajudam no bem-estar.

Sabe aquele cansaço que as vezes você sente sem ter feito absolutamente nada? Você fez zero esforço físico, mas seus músculos parecem cansados? Isso acontece porque as próprias posições que ficamos diariamente (muito tempo sentado, em pé ou com vícios de postura) deixam o nosso corpo cansado e, com isso, nosso cérebro pede um reequilíbrio da produção de serotonina, dopamina e endorfina.

Esse desequilíbrio hormonal pode gerar vários distúrbios mentais, especialmente a depressão. No entanto, a atividade física pode ser um grande aliado para tratar os casos leves e moderados sem ajuda de remédios.

Prática regular de atividade física para depressão

Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que apenas 15 minutos de caminhada ao dia reduz os riscos de depressão em 26%.

Também não podemos esquecer do conhecido hormônio do stress, o cortisol. Seu desequilíbrio no nosso organismo causa dificuldade na aprendizagem, lapsos de memória, aumento de peso, diminuição de apetite, fadiga, fraqueza, depressão, entre outros. A atividade física ajuda a regular esse hormônio, melhorando a qualidade do sono, reduzindo o stress, regulando a produção de outros hormônios, aumentando a disposição, além de também prevenir diversas outras doenças.

Portanto, praticar atividade física com regularidade vai ajudar a melhorar sua saúde mental e física. Afinal, quando encontramos um equilíbrio entre mente e corpo, os resultados são incríveis!

Veja também o texto do nosso coordenador e professor Marcelo Alcântara a respeito da Depressão e Atividades Físicas. E também sobre alguns Motivos para treinar ouvindo música, acredito que vai te ajudar na hora do treino.

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Prof. Vitor Vicente

 

 

Prof. Vitor Vicente
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