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Quais tipos de exercícios físicos são bons para idosos

Quais tipos de exercícios físicos são bons para idosos?

EXERCÍCIO FÍSICO PARA IDOSOS

Idosos, como é de conhecimento de todos, sofrem com os efeitos deletérios da idade e suas consequências, que podem trazer dificuldades em realizar algumas tarefas do cotidiano, por esta razão, necessitam de hábitos saudáveis para continuarem executando suas atividades cotidianas e manterem a saúde mental, física e psicossocial.

O exercício físico orientado para idosos é de extrema importância sob o aspecto da SAÚDE, traz uma série de benefícios que devolvem a funcionalidade e postura do idoso através do movimento.

Estudos como o de Tiggemann et al.(2013) eRocha et al. (2017) relatam que idosos praticantes do treinamento de força obtém melhoras significativas do desempenho de atividades funcionais do dia a dia, assim como melhora dos níveis de condicionamento físico, atividades básicas de vida diária (AVD) e/ou instrumentais da vida diária (AIVD).

MAS QUAIS SÃO OS EXERÍCIOS BONS E RECOMENDADOS PARA IDOSOS?

Primeiramente os exercícios bons para idosos praticarem são aqueles que não trazem dores ou desconfortos ao serem realizados e se forem divertidos, muito melhor! Não existe uma receita genérica que abrange todos os idosos e por isso é tão necessário a prática ser acompanhada e supervisionada por um profissional.

Mas, alguns práticas que podem ser executados com segurança, tais como: os exercícios funcionais, aeróbios, resistidos e de flexibilidade e entre eles temos: treinamento funcional, caminhada, musculação, pilates, dança, entre outros a depender do nível de condicionamento e das restrições do idoso.

Movimentos como agachar, puxar, correr, levantar, pular, dentre outros são considerados exercícios funcionais. Estes movimentos visam trabalhar o corpo como um todo e são ainda mais eficientes quando trabalhados em conjunto com o treinamento resistido, fortalecendo músculos e articulações, evitando assim quedas e diminuindo a perca de massa magra (sarcopenia).

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REFERÊNCIAS:

TIGGEMANN, C. L., DIAS, C. P., Noll, M., Schoenell, M. C. W., & Kruel, L. F. M. Envelhecimento e treinamento de potência: aspectos neuromusculares e funcionais. Journal of Physical Education, v. 24, n. 2, p. 295-304, 2013.

ROCHA, C. A. Q. C.; GUIMARÃES, A. C.; BORBA‐PINHEIRO, C. J.; DE SOUZA SANTOS; C. A., MOREIRA, M. H. R.; DE MELLO, D. B., & DANTAS, E. H. M. Efeitos de 20 semanas de treinamento combinado na capacidade funcional de idosas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 4, p. 442-449, 2017.

 

 

Patty Rodrigues
Estagiária

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