Blog single

Uso de suplementos: Usar ou não?

O suplemento alimentar é altamente difundido no universo esportivo, e trata-se de alguma substância que pode ser encontrada na nossa própria alimentação e que foi concentrada para melhorar seu efeito no organismo.

Inúmeros estudos publicados mostram a real eficácia ou não de substâncias relacionadas a emagrecimento, ganho de massa muscular, aumento de desempenho, melhora na recuperação do organismo.

O uso de suplementação deve ser feito de maneira adequada e correta. Inicialmente deve-se fazer uma boa avaliação da sua saúde, através de biomarcadores como composição corporal, taxa metabólica basal, estado hormonal, sanguíneo, entre tantos outros.

Feito o mapeamento metabólico, determina-se quais são as valências mais exigidas pela sua principal atividade física (resistência, força, velocidade…) e entre elas quais são as que constituem fator limitante (a falta de força por exemplo). Com esses parâmetros fica bem mais fácil para escolher qual o suplemento alimentar que mais convém e que o ajudará a progredir.

Todo esse processo quando feito de maneira coerente, consiste em regulares visitas ao médico, nutricionista e educador físico.

Lembre-se: Nem sempre suplementar é uma necessidade.

Bons Treinos à todos!!!

 

 

Cleiton Fetter Mold
CRN1 – 6091
CREF – 4057 G/DF