Blog single

Musculação terapêutica

Você conhece a musculação terapêutica?

Podemos iniciar definindo a Musculação Terapêutica como sendo a utilização dos equipamentos de musculação para prevenir, tratar lesões e promover a saúde.

Devemos lembrar que o processo de envelhecimento inicia-se por volta do 30 anos e a partir de então todos estão sujeitos aos processos degenerativos das cartilagens das articulações, da coluna, dos tendões, músculos e ossos.

Essas alterações degenerativas são as principais causas do aparecimento das artroses, hérnias de disco, tendinites e consequentemente ao aparecimento das dores e limitações físicas.

Além dessas condições de dores, durante a fase mais avançada da vida outros dois problemas importantes podem aparecer:  A Osteoporose e a Sarcopenia.

Dois maiores problemas físicos

A OSTEOPOROSE é um termo mais conhecido e significa perda de massa óssea, o que torna os ossos mais propensos a fraturas. É um problema que acomete mais as mulheres depois da menopausa.

A SARCOPENIA refere-se à perda de massa muscular, o que significa perda de força, e isso gera sobrecarrega nas articulações e eleva muito o risco de quedas em idosos.

Sabe qual é a boa notícia? A musculação terapêutica

A boa notícia é que estes efeitos causados pelo envelhecimento podem ser retardados e até prevenidos através de exercícios resistidos bem prescritos e bons hábitos alimentares.

Dessa forma podemos dizer que a Musculação Terapêutica trabalha com o objetivo de aliviar e abolir as dores e recuperar a funcionalidade para as atividades do dia a dia ou para a prática esportiva por meio de exercícios resistidos na Musculação. Tudo isso sob a visão e o cuidado do Fisioterapeuta.

Na JULIO ADNET, esta abordagem é supervisionada diretamente pela equipe do Dr. Leonardo Maia, fisioterapeuta especialista no Método Mackenzie e um dos pioneiros em Musculação Terapêutica em Brasília. Atua na área há mais de 10 anos.

Quer saber mais?

Leia também sobre A Importância Da Academia Na Vida Dos Idosos

Acompanhe nossas atividades diárias nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

Marcelo Alcântara e Leonardo Maia

 

Marcelo Alcântara
CREF 00515 G/DF

Leonardo Maia
Fisioterapeuta
CREFITO 72145F